O sucesso de um churrasco depende de vários fatores, desde a segurança do processo até a escolha dos cortes e o tempo de cocção das peças. Entretanto, fazer churrasco não é tão simples — e acender a churrasqueira para adicionar as carnes não é suficiente para que ele seja perfeito.
Se você ainda é um churrasqueiro iniciante e tem dúvidas sobre o processo, veja as dicas que selecionamos para que você faça um churrasco profissional!
Não retire a gordura ou fure a carne
Esse é um erro do churrasco cometido muitas vezes por pessoas que esperam que a carne fique menos pesada e mais macia para o consumo.
Pelo contrário, tirar a gordura e furar a carne atrapalham na maciez. Mas o grande problema é que isso também prejudica o sabor do churrasco — e de qualquer outra forma de cocção de carne.
Quando você reduz a gordura da carne está automaticamente possibilitando a perda de líquido e favorecendo o ressecamento da peça, o que impede que ela fique menos suculenta no final do processo.
Por esse motivo, prefira retirar a gordura da carne somente no momento do consumo. Outro erro acontece quando você fura a carne durante o processo: isso também reduz a suculência da carne, pois faz com que a água naturalmente armazenada nos tecidos internos da peça saiam por esses orifícios.
Evite virar as peças várias vezes
Um bom churrasco exige paciência do churrasqueiro e isso inclui não virar as peças o tempo todo durante o processo. O ideal é que você espere até que a carne crie uma camada mais firme e dourada no primeiro lado — processo chamado de Maillard — para conferir mais sabor ao churrasco.
A caramelização começa com a selagem das peças, cerca de 15 minutos de permanência próximo a brasa em cada lado, e evita que o interior da carne resseque. Depois de selar um lado, vire a carne com um pegador para evitar furá-la.
Preste atenção na altura da churrasqueira
A altura inadequada também pode prejudicar o seu churrasco. Mas a distância ideal depende do objetivo. Para selar, caramelizar e grelhar apenas as camadas mais externas, a distância ideal é de 15 cm.
Já para o processo de cocção interno e para que peças maiores fiquem assadas homogeneamente, ajuste a grelha para uma distância mínima de 40 cm e máxima de 60 cm da brasa.
Escolha corretamente o carvão
Não é a primeira vez que ressaltamos a importância da escolha do carvão para um bom churrasco. Qualquer churrasqueiro que se preze sabe que, além da sustentabilidade, é preciso atentar para a praticidade e a segurança da queima.
O Carvão Matão está no mercado desde 1989 oferecendo produtos de alta qualidade. Especializada em carvão vegetal de procedência segura e extraído de madeiras de fontes renováveis, a empresa tem como premissas o respeito ao cliente e seus parceiros de negócio .
Também já falamos aqui que o melhor carvão para churrasco é extraído de madeiras de fontes renováveis e de procedência segura. Além disso, ele tem uma queima durável, forma a brasa sem estalos e garante o aroma perfeito para as suas carnes.
O Carvão Matão preza pelo cumprimento à legislação ambiental e tem certificação de órgãos como o Ibama e o CETESB.
Você encontra o Carvão Matão em vários tamanhos, pensados para proporcionar economia sem prejudicar a qualidade do seu evento. As embalagens são de 2,5kg, 3kg, 4kg, 6kg, 8kg e 10 kg.
Todas as nossas embalagens têm alça para o transporte, são abre-fácil e vêm com dicas exclusivas para um churrasco perfeito no verso. Além disso, você encontrará um acendedor ecológico que garante um fácil acendimento e maior segurança, tanto para você quanto para os seus convidados.
A nossa linha prime — comercializada exclusivamente em embalagens de 8Kg —, é feita com carvão 100% eucalipto selecionado manualmente e armazenado em uma embalagem dupla para garantir uma qualidade superior do produto.
Compre o Carvão Matão em Américo Brasiliense, Araras, Araraquara, Dobrada, Cordeirópolis, Curupá, Matão, Nova Europa, Santa Lúcia e São Carlos ou entre em contato para adquiri-lo agora pela Internet!