Todos concordam que churrasco é sinônimo de festa e união, né? E isso leva a gente pra momentos onde estamos com pessoas que queremos bem.
E querer bem é querer também que o preparo e o resultado do churrasco resultem em uma carne macia e suculenta. Por isso, resolvemos trazer algumas dicas sobre churrasco, explorando alguns mitos e verdades sobre o assunto.
Também contamos um pouco a respeito da origem desse costume e como ele evoluiu ao longo do tempo, se tornando parte do dia a dia dos brasileiros.
Quer saber mais? Então acompanhe a leitura e confira!
Afinal, de onde veio o churrasco?
Já se sabe que cozinhar e assar alimentos era algo feito desde os primórdios da humanidade, e remete ao período das cavernas, quando os homens começaram a dominar as técnicas de fazer fogo.
Com isso, eles perceberam que a comida ficava bem mais gostosa, além de ser preservada por mais tempo, o que já mudou toda a forma de se alimentar na época.
O churrasco como o conhecemos hoje surgiu num passado próximo, quando os colonizadores, em uma missão jesuíta, começaram a aplicar a técnica dos indígenas locais. Era feita uma grelha de madeira verde, posta sobre pedras em uma fogueira, onde as pessoas assavam a carne.
Tal costume ganhou popularidade primeiro no Rio Grande do Sul, onde se estabeleceu como algo cultural, se espalhando e ganhando características próprias ao longo do tempo.
E quais são os mitos e verdades sobre o churrasco?
Agora que você já sabe um pouco sobre as origens do churrasco, vamos aos mitos e verdades que rondam esse preparo! Acompanhe.
1. Carne só se tempera usando sal
Mito! Os cortes de carne podem ser temperados também com azeite, ervas aromáticas e pimenta-do-reino. É interessante, inclusive, deixá-la marinando na noite anterior. Mas é claro que tudo isso vai do gosto de cada um.
2. Salgar a carne só quando for para a grelha
Verdade! Podemos sim adicionar tempero, mas o sal é só na hora de colocar no fogo. Caso contrário, a carne poderá ressecar ou até ficar salgada demais.
3. A carne deve ser lavada antes de preparar
Mito! Se tem algo que não combina com carne é água, pois ela pode antecipar a proliferação de bactérias. Os cortes já vêm prontos do açougue, é só colocar para assar.
4. Qualquer tipo de álcool serve para acender o fogo
Mito! Para acender a churrasqueira, o álcool deve ser 70% ou mais, caso contrário, ele só vai molhar o carvão.
Todo churrasqueiro tem suas dicas e truques para um bom preparo, mas seguir o que se sabe e não cair nos mitos que rondam por aí é essencial. Mas uma coisa é fato: o melhor churrasco é sempre feito com Carvão Matão.
Gostou deste artigo? Então aproveite a visita e confira o nosso artigo com mais 5 dicas para fazer um churrasco perfeito!