Como fazer uma picanha perfeita na churrasqueira
Como fazer a picanha perfeita

Como fazer uma picanha perfeita na churrasqueira

Você sabe por que a picanha é conhecida por tal nome? Picanha é uma palavra originada da língua espanhola (picanã), que significa vara alongada e pontiaguda. Serve para cutucar o gado e o incentivar a caminhar. Os vaqueiros do Rio Grande do Sul absorveram essa palavra nas fazendas ao falarem a expressão “picanha do bicho”.

A história da palavra picanha, como churrasco, é bastante curiosa. O fato aconteceu na década de 1950 em um restaurante na cidade de São Paulo, depois que o neto do conde Matarazzo, chamado Baby Pignatari, ter indagado o que era aquilo e qual o sabor. O churrasqueiro respondeu em espanhol: “é picanã”. Desde então, por ser um dos churrascos mais requisitados, é importante saber fazer uma picanha perfeita. Acompanhe!

Veja como escolher a peça

Para fazer um churrasco de qualidade e que agrade a todos, o primeiro passo é fazer a escolha de uma peça mais adequada para ser assada em churrasqueira. Veja o que precisa ser observado.

Corte

As carnes que são utilizadas para fazer churrasco de picanha, devem ser cortadas com técnica para que continuem macias após assadas. O corte ideal é em formato de bifes. Porém, devem ser fatias bem generosas de aproximadamente 5 centímetros. Isso ajuda a manter a carne suculenta.

Outra maneira de cortá-la é na vertical, ou seja , em tiras, que é o corte tradicional feito na peça. No entanto, por ser uma carne bastante macia, o churrasqueiro também pode assar a peça inteira e ir casqueirando para servir.

Altura da carne

A altura da picanha que você visualiza no mercado passa uma grande informação, sabia? A picanha de tamanho entre 4 a 5 centímetros de altura, significa que é de um animal bem nutrido e que a carne é bastante macia e suculenta.

Gordura

Churrasco sem gordura não tem boa qualidade, não é mesmo? A gordura está entre os truques de um bom churrasco. Antes de comprar a picanha, analise se a capa de gordura é uniforme e se não apresenta espaços sem essa substância. É fundamental que a camada de gordura tenha no mínimo 1 centímetro, para protegê-la do ressecamento e para tornar o churrasco mais delicioso.

Saiba como escolher o melhor carvão

O carvão que você escolhe para fazer uma picanha perfeita tem papel fundamental em todo o processo, o vegetal é o mais indicado. É um carvão de qualidade que faz o ciclo se fechar com “chave de ouro”. Um bom carvão:

  • faz uma brasa duradoura;
  • assa a carne de maneira uniforme;
  • não estrala;
  • assa rápido sem queima e sem ressecamento.

Todo brasileiro, sobretudo os “loucos por churrasco”, sabem o quanto a picanha é perfeita e valiosa para fazer um churrasco suculento e com todas as características de uma carne ideal. Devido a toda a sua preciosidade, a peça merece ser assada com todo carinho e conforme o seu nível de valor. 

Achou interessante conhecer mais sobre picanha e algumas dicas para fazer um churrasco maravilhoso? Agora, que tal curtir a nossa página no Facebook? Assim, você vai poder acompanhar todas as nossas postagens e aprender muito mais.

Deixe um comentário