Quem gosta de um bom churrasco, sabe: não há nada como uma bela costelinha para fazer com que tudo fique bem melhor. No entanto, preparar uma costela suculenta pode ser um desafio para muita gente.
Isso acontece por conta das características do corte, que tem a tendência a ficar mais seco. A boa notícia é que qualquer pessoa pode atingir o ponto perfeito da costela, inclusive você!
Pensando nisso, preparamos um conteúdo com dicas imperdíveis para ensinar você a como fazer costela na churrasqueira de uma vez por todas. Pronto para aprender a preparar uma carne macia e suculenta? Então, vamos lá!
Remova a membrana próxima aos ossos
O primeiro passo para preparar uma costela suculenta é remover a membrana que é encontrada entre os ossos. Caso ela permaneça, pode deixar a peça mais ressecada.
Faça cortes para facilitar que o tempero entre
Depois, com uma faca bem afiada, faça pequenos cortes para permitir que o tempero penetre melhor na carne. Assim, ela ficará bem mais úmida por dentro, se mantendo assim durante todo o preparo e até a hora de servir.
Capriche no papel alumínio
Um dos melhores amigos do churrasco perfeito é o papel alumínio. Muito negligenciado, esse produto ajuda a manter o calor próximo da carne, evitando que ele se dissipe e o corte fique ressecado. Além disso, mantém a umidade por ali,
fazendo com que o resultado seja uma costela suculenta!
Não economize no molho
Outra forma de evitar o ressecamento da carne é caprichar no molho. Quanto mais úmida ela estiver, menos seca vai ficar após estar cozida. Então, nada de economizar nesse passo, tudo bem? Fazer uma marinada também ajuda bastante nesse ponto, especialmente quando usamos um composto ácido como o vinagre ou o limão.
Use o truque da panela de água
Um macete incrível para que os seus cortes fiquem mais suculentos é colocar uma panela de água embaixo da carne na churrasqueira. Conforme ela ferver, vai umedecer o corte que está acima dela, fazendo com que ela se mantenha molhada durante todo o processo de cozimento.
Espere um pouco antes de servir
Sabemos que é difícil, mas uma maneira de manter a hidratação da carne após o preparo é esperar uns minutinhos antes de cortá-la. Isso ajuda os fluidos do corte a se manterem por ali, sem evaporar.
Faça uso de um bom carvão
Por fim, mas não menos importante, é fundamental fazer uso de um bom carvão. Manter a temperatura constante durante o preparo da carne é uma das principais maneiras de fazer com que ela não resseque. Assim, devemos manter a chama também frequente durante todo o tempo. E isso só é possível com produtos de qualidade!
Gostou de conferir essas dicas para fazer uma costela suculenta na churrasqueira? Todas elas são muito importantes, então tente seguir o passo a passo. É bem provável que você acerte de primeira!
E que tal começar a se preparar agora mesmo? Confira qual é o ponto de venda mais próximo do Carvão Matão e fique com uma preocupação a menos na hora de preparar a sua costelinha. Aqui, qualidade é sempre uma prioridade!