Fala-se tanto em cupim para churrasco, não é mesmo? Vamos conhecê-lo melhor? O cupim é uma carne localizada na costa do boi. É uma região que concentra muita gordura e nervos, por isso, o churrasco de cupim costuma ser demorado quando não se aplica boas técnicas. Mas ele pode se transformar em um churrasco, macio, suculento e saboroso.
Já a expressão casqueirado, diz respeito a forma com que ele é assado e servido. Casqueirar o cupim é assar na churrasqueira e depois de tostadinho, cortar lascas e servir quentinho. Em seguida a peça volta para assar novamente. Esse processo repete-se até que todo o cupim seja consumido.
Veja como fazer um “cupim casqueirado com cerveja preta”. Acompanhe!
Ingredientes
- 1 e ½ k de cupim com uma boa capa de gordura;
- 2 colheres de manteiga;
- ½ copo americano de azeite de oliva extra virgem de boa qualidade;
- 5 dentes de alho;
- 1 cebola;
- 1 porção de páprica;
- ½ copo de molho de soja;
- 5 folhas de louro;
- 300 ml de cerveja preta;
- 1 porção de água;
- pimenta do reino a gosto;
- sal.
Modo de fazer
O modo de preparo é muito prático e rápido. Pois esse tipo de churrasco, você pode primeiramente amaciar a carne em uma panela de pressão. Essa fase é indispensável para fazer um churrasco que desmancha. A técnica também evita com que o seu churrasco casqueirado demore muito tempo para ficar pronto.
Então vamos lá? Mãos à obra. Em uma panela de pressão coloca-se a manteiga, o azeite, o alho e a cebola para fritar. Depois de fazer alguns furos na carne, leve a panela para fritar por algum tempo. Vá adicionando a páprica, molho de soja, louro, sal, pimenta do reino, cerveja preta e misture para pegar tempero em toda a carne. Tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 1 hora e 15 minutos. Retire o cupim e reserve o caldo.
Como assar
O segredo maior está na maneira de assar. Enquanto o cupim amolece, você pode atear fogo na churrasqueira. Coloque uma porção significativa de carvão para formar a brasa ideal. Depois coloque a carne no espeto, banhe com bastante azeite e leve à churrasqueira. Vire a carne sempre que for necessário e vá banhando com o caldo temperado. Depois de bem assada, é só casqueirar e servir.
Viu como é bem prático fazer um cupim casqueirado? Mas existe um detalhe importante de como fazer o churrasco ficar bem assadinho e molhadinho. O segredo dessa etapa é a qualidade do carvão que você compra e coloca na sua churrasqueira. Outro ponto importante é você saber qual a quantidade certa de carvão que deve ser acrescentada para assá-lo rápido e sem ressecá-lo.
Para ficar mais informado sobre esse assunto, vamos sugerir que leia o artigo: 5 dicas para fazer um churrasco perfeito. Depois dessas informações você vai fazer o melhor churrasco para a sua família e seus amigos. Bom apetite!