Churrasco na grelha ou no espeto: qual o melhor ?

Churrasco na grelha ou no espeto: qual o melhor ?

O churrasco é, inegavelmente, uma paixão nacional. Contudo, preparar esse prato tão especial demanda um pouco de conhecimento e cuidado para que a carne fique no ponto perfeito. Nesse quesito, surge uma dúvida: é melhor usar o espeto ou a grelha para preparar o seu churrasco?


Para responder a essa pergunta e esclarecer alguns pontos importantes para acertar no preparo desse preto, organizamos um post completo sobre esse assunto. A seguir, você vai descobrir quais as vantagens de usar cada um dos métodos e como escolher a melhor alternativa disponível! Confira!

Quais são as vantagens de fazer churrasco na grelha?


Existem alguns diferenciais de fazer o churrasco na grelha. A primeira delas é a possibilidade de manter a peça ainda mais suculenta, dado que não são feitos furos no corte. Além disso, ao utilizar um bom carvão e com a brasa forte, é possível trabalhar com diversos cortes.

Em geral, para carnes sem osso, como alcatra, mignon, fraldinha, utilizar a grelha pode gerar uma refeição suculenta e deliciosa para aproveitar com quem você ama. Além disso, é possível preparar muitos aperitivos, como linguiças e pães de alho.

Uma boa dica para evitar perder o suco da carne ao dar o tombo nela é utilizar uma pinça. Com esse equipamento, você evita furar a peça e consegue deixá-la ainda mais saborosa. Portanto, ao seguir essa dica, você vai conseguir um belo resultado e aproveitar as vantagens da grelha.

Quais são as vantagens de fazer churrasco no espeto?

O uso do espeto é uma boa alternativa para quem quer praticidade. Por exemplo, um dos benefícios de utilizá-lo na hora de preparar o seu churrasco é a simplicidade de higienizá-lo depois. Com pouco esforço, é possível tirar todos os resíduos que ficam após terminar seu prato.

Outro ponto que vale destacar é o fato do espeto representar uma boa opção para fazer petiscos, como cortes de frango, pães de alho e outros. Além disso, os cortes que precisam ficar por longo tempo assando podem ter melhores resultados ao serem preparados com os espetos. Assim, se você está pensando em assar aquela costela, ou uma peça que tenha mais gordura, esse utensílio pode gerar boas refeições.

Uma dica relevante para que sua carne não perca muito suco e se mantenha suculenta e saborosa é furá-la de uma vez só. Outra prática valiosa que pode lhe ajudar no preparo é colocar a parte mais fina antes, já que a churrasqueira tende a esquentar mais no fundo. Ao seguir tais passos, consegue-se aproveitar as vantagens do espeto.

Como escolher a melhor alternativa?

Para escolher a melhor alternativa, vale observar os tipos de corte que são mais adequados para cada formato. Geralmente, peças maiores como o prime rib, por exemplo, ficam especialmente boas na grelha, já as peças porconadas, como a picanha, são mais adequadas para serem preparadas no espeto.

Entretanto, não existe uma regra rígida que estabeleça o que pode ou não ser feito durante o seu churrasco. Questões regionais também podem afetar o preparo do churrasco. Na Argentina, por exemplo, as carnes são preparadas em uma grelha inclinada conhecida como parrilha. Já no sul do Brasil, o churrasco no espeto é bastante comum.

Vale destacar que independentemente do tipo de preparo que você escolher, é fundamental contar com um bom carvão para que o seu churrasco fique ainda mais gostoso. Ao usar o Carvão Matão, você garante a qualidade e prepara suas refeições de uma maneira segura, prática e ainda mais saborosa.

Gostou do artigo e ficou com vontade de preparar aquele churrasco delicioso? Então, procure o Carvão Matão em um mercado próximo a você!

Deixe um comentário