Cortes de carne: você sabe diferenciá-los?
Cortes de carne você sabe diferenciá-los

Cortes de carne: você sabe diferenciá-los?

Quem gosta de um bom churrasco entende que é essencial saber diferenciar os tipos de corte da carne. Isso faz toda diferença, já que, para cada tipo de corte, existirá um preparo específico, que ajudará a preservar as suas características, sua suculência e seu sabor. Mas, por existir muitos tipos, eles podem ser confundidos.

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar os principais cortes de carne bovina, suas particularidades e daremos dicas para que você consiga os diferenciar. Continue por aqui e confira!

Acém

O acém fica localizado na parte da frente do boi, perto da região do pescoço. É um corte relativamente grande, podendo pesar 15 kg. Desse modo, o acém equivale a 32% de toda a carne que se pode aproveitar do boi.

Apesar de ser considerado carne de segunda, os especialistas confirmam que as carnes mais saborosas se localizam próximas ao osso. Por isso, o acém é muito utilizado em refogados, assados e cozidos.

Fraldinha

A fraldinha é aquela carne composta pelo abdômen do boi, estando localizada na lateral do seu corpo. É um corte em que fibras longas, gordura e nervos se fazem presente. Assim, por se tratar de um corte menor, com bastante sulco e maciez, é comum ser usado em churrascos.

No entanto, nada impede que a fraldinha seja utilizada também em assados, receitas de estrogonofe de carne, além de deliciosos espetinhos.

Ponta de agulha

Esse corte é encontrado nas últimas costelas do boi e pode ser preparada em diversas receitas, inclusive no churrasco, uma vez que tem ossos mais finos e bastante cartilagem entreposta em gordura.

Apesar de ser uma carne que pode demandar um tempo mais longo para estar pronta, ela fica bastante saborosa. Uma dica importante é envolver a carne com papel alumínio antes de colocar na churrasqueira e evitar virar ela com garfo, para não provocar perfurações e o corte acabar perdendo suculência.

Filé mignon

O filé mignon pesa em torno de 2 quilos e é tido como um corte nobre, por causa da sua extrema maciez e suculência. No entanto, é uma carne que não tem muito sabor. Por isso, no seu preparo, é necessário que bons temperos sejam adicionados, além de molhos como acompanhamento.

Para que o filé fique mais saboroso, o ideal é que sejam feitos bifes com alta espessura e o seu ponto malpassado.

Alcatra

A alcatra é um dos cortes mais estimados e versáteis que existe no boi. Ela tem fibras macias e é considerado uma carne com muito sabor. Medindo, aproximadamente, 80 cm, localiza-se na parte traseira do boi e dá origem a diversos subcortes, como o miolo da alcatra, baby beef, picanha e maminha.

Conhecida como carne de primeira, a alcatra é muito utilizada no preparo de bifes, ensopados, assados e refogados. Sendo também muito famosa em churrascos.

Picanha

Como já dissemos, a picanha faz parte da alcatra, sendo equivalente um pedaço de 1,5 quilo da peça. De lá também são extraídos o miolo da alcatra e a maminha.

Muito popular nas churrascarias, pode ser servida inteira ou em forma de bifes. Esse corte também pode ser usada no preparo de cozidos ou assados no forno.

Cupim

O cupim também é uma estrela nos churrascos. Ele fica na corcova (pescoço) do boi e também é conhecido como giba ou mamilo. Uma das suas principais características é o fato de que a sua gordura confere ao corte muito sabor e maciez.

O cupim é uma das partes do boi com a maior concentração de adiposidade e toda a peça pode chegar a pesar 4 kg.

Saber distinguir os cortes de carnes bovinas e entender um pouco mais sobre suas características é fundamental para quem deseja fazer um bom churrasco. Cada uma dessas peças guardam a sua particularidade e, por isso, demandarão modos e tempo diferentes de preparo.

Gostou do nosso artigo? Então, continue por aqui e veja qual a churrasqueira ideal para a sua casa!

Deixe um comentário