Aprenda a fazer um bom churrasco gaúcho
Aprenda a fazer um bom churrasco gaúcho

Aprenda a fazer um bom churrasco gaúcho

Chamou os amigos, comprou a carne e o carvão para o churrasco, mas ainda não sabe bem o que fazer para servir aos convidados aquele assado gaúcho perfeito? Tchê, você chegou ao lugar certo! Não é só porque a tradição vem do Rio Grande do Sul, que você não pode reproduzi-la onde quer que esteja.

Tudo o que você precisa é ter os utensílios certos, uma carne bem escolhida e preparada e, claro, boas dicas para seguir. Neste post, você vai entender tudo isso, vamos lá?

Como fazer o churrasco gaúcho tradicional?

Se você quiser seguir a tradição, saiba que no churrasco gaúcho dos velhos tempos, os pedaços de carne eram cravados na terra em espetos de madeira. Esse jeito de assar a carne ainda é usado no interior do Rio Grande do Sul, nas estâncias (que são como sítios). Mas há formas mais modernas de preparar o churrasco, sem deixar de lado as principais qualidades do preparo à moda gaúcha.

Basta que você tenha uma churrasqueira bem montada e espetos firmes, que podem ser de aço inoxidável. Além disso, deve escolher bem as carnes que vai preparar e, claro, comprar um bom carvão para o churrasco.

O que é preciso para o churrasco perfeito? Veja 3 dicas

Um bom churrasco é uma festa, mesmo em um evento pequeno, só para a família. Vale a pena arrumar a mesa, preparar uma boa salada verde, para equilibrar com as carnes, uma deliciosa maionese, e até fazer uma seleção musical para garantir a diversão. Veja o que mais você vai precisar e anote as nossas dicas para não errar!

1. Escolha as melhores carnes

Elas são as estrelas do churrasco gaúcho, então, a escolha das carnes é que vai determinar se o seu churrasco gaúcho será ou não elogiado pelos convidados. O ideal é que a carne bovina tenha ao menos um pouco de gordura. Ela é responsável por garantir sabor e suculência ao corte.

Se você conhecer o açougueiro, pode pedir a ele para mostrar as peças que estiverem mais vermelhas e macias. Assim, saberá que a carne é de um animal mais jovem e os pedaços não ficarão duros. Use apenas sal grosso para temperar, combinado?

2. Compre carvão para churrasco de qualidade

Muita gente não presta atenção a esse detalhe, mas um bom gaúcho não faz churrasco se o carvão não for excelente! Sua brasa não pode apagar e o ideal é manter uma temperatura constante, então, as pedras devem acender rápido e durar bastante.

Acenda o carvão antes de começar o preparo das carnes, para já começar aquele cheirinho característico da fumaça e atiçar a fome dos convidados. Quando o braseiro estiver bem forte, é hora de colocar as peças para assar.

Você não precisa de um termômetro, é fácil saber a hora certa de começar. Coloque a sua mão a 5 centímetros do espeto ou da grelha e veja quanto tempo consegue aguentar (mas bah, sem se queimar!):

  • baixo: 6 segundos;
  • médio: 4 segundos;
  • alto: 2 segundos.

3. Capriche nos complementos

Tem gente que só come as carnes no churrasco gaúcho, mas há alguns complementos que fazem toda a diferença na sua mesa para acompanhar. Veja algumas sugestões:

  • farofa com farinha de mandioca (e, quem sabe, uns cubinhos de bacon?);
  • salada de batatas (ou maionese);
  • salada verde, tomates e cebolas (como um bom gaúcho);
  • pão de alho;
  • abacaxi grelhado na brasa com canela (chique, hein?);
  • arroz e o que mais você quiser!

Deu para perceber que as exigências para fazer o tradicional churrasco gaúcho não são tantas, mas os detalhes precisam ser observados com atenção para que sua carne fique perfeita! Escolha um carvão de qualidade, convide a sua turma e mostre que você é um assador de primeira!

Gostou das nossas dicas? Já está preparando a lista de compras? Siga a gente no Facebook e no Instagram para mais sugestões. Saiba, também, onde encontrar o melhor carvão para seu churrasco!

Deixe um comentário