O churrasco perfeito é um excelente pretexto para passar bons momentos com a família e os amigos — mas também é um convite para demonstrar todo o seu potencial na cozinha!
Apesar disso, preparar um evento como esse, com o ponto da carne ideal e ainda pensar nas guarnições, pode não ser tão fácil quanto parece.
Por esse motivo, preparamos um artigo especial com informações imperdíveis para você fazer um churrasco perfeito, desde a escolha do carvão até a confecção de molhos.
Confira o que você irá ler neste artigo:
- Planeje adequadamente as quantidades e os temperos;
- Escolha a churrasqueira;
- Jamais negligencie a qualidade do carvão;
- Prepare molhos para o acompanhamento;
- Caramelize a parte externa da carne.
1. Planeje adequadamente as quantidades e os temperos
Esse planejamento envolve a previsão em relação às pessoas (em média, 400g de carne por convidado) e a quantidade de carvão em relação à carne (5Kg para cada 6Kg de carne). Escolha poucos cortes para não embaralhar na cocção, além disso, use o sal grosso sem esfregar nas peças escolhidas.
Você também pode usar outros temperos, como pimenta do reino, sálvia, tomilho, manjericão e até limão — mas isso também vai depender do tipo de carne (frango, peixe e porco), pois, no churrasco de bovino tradicional costuma-se usar apenas o sal.
2. Escolha a churrasqueira
No Brasil, tradicionalmente usamos o modelo de churrasqueira aberta, ao contrário dos americanos que preferem o churrasco defumado no pit. Para os modelos abertos, o churrasco pode ser feito:
- no espeto;
- grelha tipo moeda;
- grelha de barra chata;
- parrilla (barras em formato “V”);
3. Jamais negligencie a qualidade do carvão
O carvão é bem mais fácil de acender que a lenha. Além disso, ele confere mais agilidade no cozimento das carnes, o que pode ser um grande diferencial para o sucesso do seu churrasco perfeito!
Não economize na quantidade: mantenha sempre cerca de 10 cm de espessura a partir do fundo da churrasqueira.
Além disso, jamais negligencie a qualidade do carvão. Para não errar, escolha sempre produtos de procedência, produzidos por empresas confiáveis e com selo de responsabilidade ambiental.
Algumas características atestam a qualidade do carvão:
- emitem um som metálico quando encostados no outro;
- têm tamanhos entre 2 e 15 cm;
- acendem com facilidade;
- não produzem fumaça residual;
- produzem uma brasa duradoura;
- têm um cheiro agradável.
Acenda o carvão cerca de 40 minutos antes. O momento propício da queima para a adição das carnes é quando o carvão já está esbranquiçado. Com esse aspecto — no ponto de brasa — ele não queima as carnes por fora deixando-as cruas, sem aroma e sabor em seu interior.
4. Prepare molhos para o acompanhamento
Os molhos também são bem-vindos. Além do tradicional vinagrete (conhecido como molho campanha) e da farofa, experimente adicionar ao seu churrasco perfeito opções como chimichurri, molho de tomate com ervas e até o barbecue.
5. Caramelize a parte externa da carne
Preocupe-se também com o ponto externo da carne. Essa camada deve estar uniformemente dourada (processo chamado Maillard) para conferir mais sabor ao churrasco.
A caramelização pode começar com a selagem das peças — aproximá-las da brasa por um período de 5 a 15 minutos de cada lado evita que o interior da carne resseque durante o preparo do seu churrasco perfeito.
Feito com carvão vegetal de procedência segura e extraído de madeiras de fontes renováveis, o Carvão Matão é ideal para o seu churrasco perfeito: acende fácil, não estala e dura muito mais!
Compre o Carvão Matão em Américo Brasiliense, Araras, Araraquara, Dobrada, Cordeirópolis, Curupá, Matão, Nova Europa, Santa Lúcia e São Carlos ou entre em contato para adquiri-lo agora pela Internet!