4 maneiras para acender a churrasqueira com segurança

4 maneiras para acender a churrasqueira com segurança

Muitas pessoas têm dificuldade em acender a churrasqueira e, para agilizar, usam produtos que comprometem a segurança de todos no ambiente. Um churrasco jamais deve ser sinônimo de acidente, mas uma experiência gastronômica memorável e a oportunidade de reunir a família e os amigos em ocasiões sempre especiais.

É importante dizer que a qualidade do carvão e a forma como você adiciona mais para comburente para alimentar o fogo são essenciais para garantir a brasa correta de um delicioso churrasco. Para isso existem vários métodos para acender a churrasqueira com segurança. Confira todas essas informações a seguir.

Escolha um carvão de qualidade

O carvão é o grande diferencial para o sucesso do churrasco e a segurança no acendimento da churrasqueira, que deve acontecer cerca de 40 minutos antes da adição das carnes.

O carvão vegetal deve ter uma boa procedência e ser retirado de fontes renováveis. Além disso, a sua qualidade determina a facilidade do acendimento, a durabilidade da brasa e a inexistência de estalos, que podem se tornar focos de fogo fora da churrasqueira e um grande problema para o seu evento.

Para não errar, escolha itens de procedência, feitos por empresas confiáveis e com selo de responsabilidade ambiental.

Use técnicas seguras de acendimento

Veja as técnicas mais comuns para acender a churrasqueira.

1. Pastilhas de álcool

As pastilhas de álcool sólido são o método mais seguro para acender a churrasqueira. Isso acontece pois, com o produto, a combustão não é instantânea como ocorre com o álcool líquido. Além disso, o método é mais eficiente, porque mantém a chama acesa por mais tempo, não faz fumaça, não apaga fácil, não tem cheiro e pode queimar por mais tempo.

O material deve ser colocado sob o carvão sem ficar abafado, para permitir a entrada suficiente de comburente, nesse caso, o oxigênio, que juntamente com o carvão e o fogo permite que a chama inicie. Em apenas 5 minutos o fogo se propaga pela churrasqueira e você pode iniciar o seu evento sem ter o mesmo trabalho que os demais métodos!

Existem outros métodos não tão seguros quanto a pastilha de álcool disponível na embalagem do Carvão Matão, como você pode conferir na sequência.

2. Pão com álcool

Pegue um pão francês velho e o embebede com álcool. Ele deve ser posicionado no fundo central da churrasqueira e envolto de grandes pedaços de carvão, em uma espécie de pirâmide que deve ser acendida com cuidado.

3. Vulcão

Enrole folhas de jornal velho ou qualquer outro tipo de papel mais grosso em uma garrafa, de forma que, ao retirar a garrafa de dentro desse “vulcão” pela parte de baixo, o formato seja mantido, inclusive o bico na parte superior. O fogo deve ser ateado no molde de papel e ele deve ficar totalmente envolto com carvão.

4. Cones de papel com óleo

Abra alguns punhados de carvão e enrole folhas de papel toalha em formato de cone, com o bico voltado para dentro do carvão. Derrame sobre o papel uma colher de sopa de óleo de cozinha e acenda o cone, adicionando carvão aos poucos. Somente espalhe o carvão quando as chamas ficarem baixas.

5. Acendedor elétrico

O acendedor também é bem prático: basta colocá-lo entre o carvão e conectá-lo à tomada. Depois que ele é aquecido, a brasa ainda leva cerca de 5 minutos para iniciar. O único problema é que esse método exige a retirada, o que pode ser potencial para ocorrência de acidentes de segurança.

Não se esqueça de deixar uma boa quantidade de carvão reservada para adicionar aos poucos à brasa, depois que a churrasqueira estiver acesa. Além disso, cuide para que o carvão esteja sempre bem seco, pois a umidade atrasa e atrapalha o acendimento.

O Carvão Matão é extremamente confiável e vem com acendedor, para poupar você de todo esse processo!

Compre o Carvão Matão em Américo Brasiliense, Araras, Araraquara, Dobrada, Cordeirópolis, Curupá, Matão, Nova Europa, Santa Lúcia e São Carlos ou entre em contato para adquiri-lo agora pela Internet!

Deixe um comentário